Vantagens ao usar o runserver_plus

O runserver_plus é um utilitário que pode te dar um pouco mais de produtividade quando desenvolvendo usando Django, faz parte do pacote django-extensions que tem vários outros comandos úteis para o desenvolvimento (como o shell_plus) e faz uso do Werkzeug, é simples instalá-lo via pip.

1
2
pip install django-extensions
pip install Werkzeug

E adicioná-lo nas INSTALLED_APPS do django:

1
2
3
INSTALLED_APPS += (
        'django_extensions',
) 

A partir daías telas d erro do Django ficaram assim:

Traceback do runserver_plus

A mais útil é um terminal python direto no traceback na tela, onde é possível fazer o debug do que causou a Exception, inspecionar as variáveis e o ambiente naquele momento e encontrar o problema.

Terminal integrado

Outra opção é ver o código fonte do arquivo onde aconteceu a Exception, talvez seu arquivo de view já esteja aberto no editor, mas como é possível visualizar isso do traceback inteiro, você pode ter mais informações do fonte do próprio Django

Código Fonte

E também é possível ver os comandos SQL gerados durante uma requisição passando o parametro “--print-sql” para o runserver_plus, que pode ser muito útil para visualizar o que o ORM do django está gerando, e encontrar locais onde o acesso ao banco pode estar gerando problemas.

Código Fonte

Essas são algumas vantagens que que o runserver_plus pode oferecer, são pequenos ganhos que ajudam na produtividade com Django.